BLOG

F.Chopin. Eugene Delacroix

Fantasia-Improviso op 66

Frederick Chopin, compositor e pianista polonês nasceu  no dia 22 de fevereiro em 1810 na pequena aldeia Zelazowa Wola na Polônia. Atualmente conta com  apenas 65 habitantes .  Compositor refinado, F.Chopin revelou seu talento ao mundo já precocemente o que o fez tocar nas mais diferentes salas de concerto na Europa, primeiramente fora do seu país natal mas depois reconhecido pelos seus conterrâneos pela fama criada pelos seus concertos finalmente recebendo o devido valor pelo seu gênio.

Do nascimento do compositor até a publicação da famosa obra ao qual o título deste post se refere, passam-se 25 anos. A obra foi composta na Alemanha no ano de  1835, e se refere as primeiras idéias de Chopin em compor o gênero Improviso tendo como fonte de inspiração o Improviso op 89 de Ignaz Moscheles . Dedicada à sua aluna a Baronesa D’Este que lhe pediu uma composição para ter exclusivamente para si.

Muita confusão se revela no desenrolar da vida de F.Chopin por conta desta obra. Em algumas biografias, como aquela de G.Belotti, se cogita inclusive a possibilidade de que F.Chopin não queria que essa obra fosse publicada. Em 1949, depois da morte do autor, finalmente a obra foi publicada por Fontana que lhe deu o famoso título de Fantasia-Improviso após o original da obra que havia sido copiado pelo violoncelista A. Franchomme, amigo de Chopin, que levava o título somente de Improviso.

A obra evidentemente não se trata de uma fantasia, pois a sua forma estrutural segue aquela de lied tripartido ABA, obedecendo assim a forma usada por Chopin nos demais improvisos. Na primeira parte o 1° tema em do# menor é apresentado por uma sucessão de semicolcheias ascendentes que caracterizam o ritmo deste improviso. O segundo tema, em mi maior revela uma melodia consistente e dramática seguida pela volta ao 1° tema. A segunda seção é em Réb Maior e possui caráter mais lírico e romântico. A volta ao tema da primeira seção se dá de forma igual e logo em seguida segue uma coda final de 20 compassos que conclui a obra.

© Copyright 2018 - VillaVox - Academia de Musica - Todos os direitos Reservados.

Criação de Lojas Virtuais

Olá! Clique em um de nossos representantes abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.

Chat Online com Whatsapp